Já o segundo alerta, de nível laranja, atinge 32 municípios e prevê declínio de temperatura superior a 5 °C. Esse aviso segue válido até as 12h de terça-feira.
Influência de frente fria e massa de ar polar
De acordo com a Climatempo, a chegada da primavera, iniciada às 15h19 desta segunda (22), coincide com a entrada de uma nova frente fria que se espalha pelo país. A mudança encerra a onda de calor dos últimos dias e abre espaço para a atuação de uma massa de ar polar, responsável pela queda de temperatura em diversas regiões.
Com isso, o cenário de temporais deve se intensificar em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Rajadas de vento podem chegar a 70 km/h no litoral norte paulista e no sul fluminense, aumentando o risco de transtornos. No Espírito Santo, a circulação marítima mantém o tempo mais nublado, com chance de chuva fraca em pontos do litoral.
Previsão detalhada para o Espírito Santo
Segundo o Incaper, esta segunda-feira começou com sol entre nuvens em todo o Estado. Houve possibilidade de chuva rápida no litoral nordeste, mas nas demais áreas prevaleceu o tempo firme. As temperaturas ficaram entre 19 °C e 31 °C na Grande Vitória, chegando a 33 °C na região Sul.
Para terça-feira (23), o avanço da frente fria deve provocar mudanças mais significativas. O dia inicia com instabilidade no litoral nordeste, mas à tarde a chuva se espalha pela metade sul capixaba. À noite, há possibilidade de precipitação fraca também no norte do Estado. Na Grande Vitória, a máxima não deve passar de 28 °C.
Na quarta-feira (24), os ventos úmidos associados à frente fria mantêm o tempo instável. Há previsão de chuvas rápidas em diferentes regiões, com temperaturas variando de 13 °C a 27 °C, dependendo da localidade.
A quinta-feira (25) segue com instabilidade em todo o Espírito Santo. O Incaper prevê chuva em vários momentos do dia, acompanhada de um novo declínio de temperatura.